domingo, 31 de outubro de 2010

Da beira do campo ao profissionalismo

Durante muitos anos, sempre dedicados ao samba, encontramos e deparamos com felicidades, tristezas, dor, alento. A magia da beira do campo, onde nada tem ambição, se não, cantar, sorrir, gritar, f oi se perdendo. Dai a pouco estamos tocando nos palcos dos botequins, nos bares mais sofisticados, cantamos para poucas pessoas, muitas pessoas e até milhares de pessoas. Assim é a profissionalização. Por um momento nos deixamos levar pelo falso prazer de que somos artistas e temos o valor reconhecido. Claro que temos o prazer interior de transmitir em forma de samba, sentimentos guardados no peito e passar para as pessoas que nos curtem, nos ouvem. Poxa, quem dera os donos de casa tivessem o dom que o sambista tem, de fazer tudo pela arte, por amor, por dedicação sincera, quem dera!!!!

Por um momento cometemos o erro ao dizer que o samba não é mais como antes, errado, o samba não tem nada a ver com isso, o samba é o que menos contribui para existência da desigualdade, o samba é puro, é forte, ama, reconstrói, renasce. O grande problema está no ser humano, cada vez mais obcecado pelo vil metal, ambicioso, ganancioso, falso, individualista. A amizade, respeito, parceria, lição, e conduta, vão perdendo espaço. Cada um puxa pra si o que lhe convém e assim, o mundo do samba fica para trás, sem organização, sem caráter, sem moral, sem respeito. Pensam que estão se profissionalizando, modernizando, conseguindo espaço, monopolizando, mas na verdade estão regredindo, e o pior estão voltando sem aquilo que saíram quando ainda sambistas, a beira do campo, o prazer de fazer pela arte, por amor, por ser simplesmente um sambista.

2 comentários:

  1. é parceiro,a terra é boa,a semente é que não presta...o (bom)procedimento não se aprende no colégio ,é privilégio de quem como você ,como nós aprendemos na rua,na beira do campo,na malandragem da antiga...tem uns e outros aí fazendo do samba um grande negócio e só pensa e vê números, fazendo dessa pantomima toda um grande cenário de mal-caratismo e sacanagem.É por isso que esse pessoalzinho da "festiva" por mais que jogue,nunca vai sair da zona de rebaixamento.Você,meu compadre,falou e disse.um abração

    ResponderExcluir
  2. Com certeza meu professor, é isso mesmo, o samba é o samba e não perderá sua essência jamais!!!Só
    q é triste pois assim, dessa forma, nós vemos o verdadeiro mundo se acabando, o mundo do respeito, da dignidade, do se ouvir os nossos mais velhos para se aprender!Com isso a preocupação para com nossos sucessores só aumenta!!!Mas nós não desistiremos nunca!!!

    Paulo Maciel

    ResponderExcluir